top of page

sábado 30 Agosto | 11h e 17h

União Setubalense

Olha a Bruxa,
Nicolau

UmColetivo

Portugal | Duração aproximada: 45 min | Classificação etária: M/06

oficial_branco
olha a bruxa, nicolau

fotografia: João Versos Roldão

Sinopse

Olha a Bruxa, Nicolau é um espectáculo para todas as infâncias, cujo título foi encontrado no cancioneiro tradicional português. Também pode ser, por isso, um convite para uma viagem ancestral. Em cena, estão três mulheres: podem ser as bruxas que Shakespeare inventou para atormentar MacBeth, ou as feiticeiras e curandeiras, filhas dessas bruxas, de quem Maria Manuela Couto Viana fala no seu livro. Em cena, estão três aprendizes de avó: o que teremos escondido entre a receita para curar o cobro ou as rezas para encontrar objectos perdidos? Que história podem contar essas mulheres que vestiram negro, deixaram crescer o nariz e puderam voar em vassouras?

O espectáculo é um poema místico e intimista que contribui para ressignificar as bruxas no inconsciente colectivo, fazendo-as regressar do degredo para uma oportunidade de as olharmos como médicas e ecologistas – e com elas mergulharmos na possibilidade de um futuro regenerador.

Ficha Artística

Um projeto UMCOLETIVO (Bruno Caracol, Cátia Terrinca, João P. Nunes, Luís Eduardo Graça, Raquel Pedro, Ricardo Boléo, Rui Salabarda e Sara Santos) com Cheila Lima, Patrícia Andrade, Ricardo Guerreiro Campos, Sara Afonso e Estudantes de Realização Plástica do Espectáculo da Escola Artística António Arroio (coordenados por Hugo Matos, Luís Santos e Sérgio Reis); coproduzido por CCB/Fábrica das Artes e pelos Municípios de Portalegre, Elvas, Figueira da Foz, Montemor-o-Novo, Miranda do Corvo, Avis, Montalegre e Ponte de Sor e, ainda, pelo CdV - Centro Dramático de Viana.

UMCOLETIVO é uma estrutura financiada pela DGArtes e pelos Municípios de Portalegre, Ponte de Sor, Avis e Elvas.

bottom of page