V FESTA
DO TEATRO
2002
A quinta edição da Festa do Teatro, organizada pela companhia Teatro Estúdio Fontenova, vai acontecer mais uma vez, “embora até ao princípio deste mês não houvesse certeza acerca da sua realização”, afirma José Maria Dias, director desta companhia. O orçamento é “baixo” e este ano “não permite trazer companhias internacionais, para participar no festival”, adianta o director, ao explicar que as duas companhias espanholas previstas foram desconfirmadas à última da hora, porque a Câmara Municipal de Setúbal ainda não entregou à companhia os cerca de quinze mil euros do orçamento final desta festa. Entre hoje e o próximo dia 12 de Setembro, Setúbal vai receber a V Festa do Teatro.
Ao todo, são seis companhias e um total de nove peças de teatro que os setubalenses vão poder ver ao longo da V Festa do Teatro. José Maria Dias garante que “os espectáculos são de grande qualidade, apresentados por companhias muito diversificadas” e servem o objectivo principal deste festival, que é “trazer a Setúbal géneros diferentes de fazer teatro”.“O ano passado, o objectivo de trazer companhias oriundas de outros países, para participar neste festival, foi conseguido” , no entanto, “este ano não foi possível”, pois, segundo explica o director do Fontenova, “só no dia 2 de Agosto é que foi assinado o protocolo entre o Fontenova e Câmara Municipal de Setúbal, onde ficou registada a intenção da autarquia colaborar financeiramente com esta organização”.
Perante esta situação de impasse o Fontenova não tinha garantias para poder convidar companhias com cachets elevados, até porque, “a câmara não deu um prazo limite para a entrega desta verba, cerca de metade do orçamento final”, refere José Maria Dias.Os espectáculos vão acontecer um pouco por toda a cidade, “quer em espaços fechados, quer na praça pública”, refere José Maria Dias. O Fontenova vai apresentar dois espectáculos e será a única companhia de Setúbal a participar no evento, pois “as outras companhias não tinham peças novas para apresentar e, além disso, o objectivo deste festival é mostrar novas estéticas de teatro e não trazer espectáculos que as pessoas podem ver noutra altura”, explica o director.
A não participação do Teatro de Animação de Setúbal (TAS) nesta edição do festival,“não tem um motivo relevante”, garante José Maria Dias, que justifica a falha do TAS“com o alto cachet que esta companhia exige e que o Fontenova não tinha como pagar”, acrescenta.
A V Festa do Teatro tem início hoje e prolonga-se até ao dia 12 do próximo mês,“reunindo espectáculos de diferentes estéticas, em espaços diferentes, mas com o objectivo de mostrar a arte de fazer teatro, sob diferentes perspectivas”, salienta José Maria Dias. in Setúbal na Rede.
Ficha Técnica
Direcção Artística: José Maria Dias\ Assistente de Direcção Artística: Graziela Dias\ Secretariado: Patrícia Duarte\ Assistentes de Secretariado: Carina Joaquim, Mara guerreiro\ Promoção e Divulgação: José Maria Dias\ Assessor de Informação: Salomé Raposo\ Assistência de Promoção e Divulgação: Hugo Sousa\ Grafismo: Eurico Coelho, Graciete Claro \ Direcção de Produção: Graziela Dias\ Apoio literário: Salomé Raposo \ Bilheteira: Carina Joaquim, Patrícia Duarte, Mara Guerreiro \ Apoio à Produção: Eduardo Dias, João Costeira, Inês Diogo, José Maria Dias, Laurinda Tojo, Júlio Mendão \ Coordenação de Programa: Corlito/Setúbal \ Agradecimentos: Santa Casa da Mesericórdia de Setúbal, Paróquia de S. Domingos, Marr – Snack & Bar, Helena Gomes, T.A.S – Teatro Animação de Setúbal