top of page

terça 26 Agosto | 17h

Café das Artes - Casa da Cultura de Setúbal

"O Teatro
é uma Cartilha
Ideológica"?

Conversas de teatro

Duração aproximada: 60min | M/12

entrada_livre_branco.png
FITS 2024

fotografia: Inês Monteiro Pires

Sinopse

A 10 de Junho de 2025 o actor Adérito Lopes é atacado por um grupo de extrema-direita em frente ao Teatro A Barraca. Ao longo do ano vimos crescer o discurso de ódio na rua e nas redes sociais. Perguntamos: O que pode fazer o teatro? O que pode fazer a programação de um Festival?

De que forma é que o teatro vive e defende o interesse da sociedade e não em consonância com a última moda, ou de necessidades particulares? 
Em resposta/provocação ao artigo do Expresso, de João Costa e Adérito Lopes, questionamos se hoje “O teatro é uma cartilha ideológica?”

Xullaji/Nuno SantosJoão Costa

Rapper, sound designer, poeta sónico e visual. Editou 3 álbuns notabilizados pela contundência política/estética das letras, tendo o hip-hop (e outras suas irmãs e primas), como culturas de resistência, enraizadas na classe trabalhadora de África e sua diáspora. Além de colaborar regularmente com Zia Soares e os Griot já trabalhou com várias companhias. Co-fundador do Coletivo Peles Negras Máscaras Negras - teatro do escurecimento, grupo de teatro comunitário preto. Alguns dos projectos mais recentes de teatro/performance incluem "Xullaji e Piny", "Mystery School", com Mieko Suzuki, ou "O Futuro já Era", de Peter Kleinert.

João CostaJoão Costa

Diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva. Presidente do Comité das Políticas Educativas da OCDE e do Fórum Global “Future of Education and Skills 2040”. Professor Catedrático de Linguística na Univ. Nova de Lisboa. Foi Ministro e Secretário de Estado da Educação, 2015-2024. Publicou o “Manifesto pelas Identidades e Famílias. Portugal Plural”, em reacção aos movimentos neo-conservadores que atacam as políticas de igualdade e diversidade.

Rui Matoso

Investigador em políticas culturais, docente na ESAD.CR – IP de Leiria. É mestre em Práticas Culturais para Municípios, tendo obtido o título de especialista (IPL). Investigou no ZKM | Center for Art and Media e foi Research Fellow no Arquivo Vilém Flusser. Foi consultor científico da Artemrede para o Plano Estratégico e Operacional 2015-2020. No âmbito da Convenção MIL 2024, coordenou a edição do Caderno de Políticas Culturais - Eleições Autárquicas 2025. 

bottom of page