quarta 28 Agosto | 17h
Livraria Culsete
Mulheres na dramaturgia
Conversas de teatro
Duração aproximada: 90min | Para todos os públicos
fotografia: Inês Monteiro Pires
Sinopse
As Mulheres na Dramaturgia Portuguesa é o mote das nossas conversas, promovendo a dramaturgia de autoria feminina e privilegiando o caminho da democracia paritária. Num ano em que a programação inclui 3 estreias (TEF, UmColetivo e SillySeason), a partir de textos Maria de Mello Giraldes, aproveitamos esta ocasião para realizar o lançamento da colectânea desta autora da Covilhã. Reforçamos ser também o ano que a programação inclui duas vencedoras/autoras da Secção OFF, de 2022 e 2023, sublinhando uma maior visibilidade de mulheres que escrevem. Venham conversar connosco!
Luísa Monteiro
Dramaturga, começou a escrever contos aos seis anos. Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, especializando-se em Encenação Contemporânea. Venceu prémios literários e tem publicado por diversas editoras, municípios e centros de estudos. Tem trabalhado com companhias profissionais e amadoras em Portugal e no estrangeiro, acumulando com a docência e investigação em universidades, a edição e o trabalho em comunicação.
Patrícia Portela
Autora de vários romances e novelas, esteve na origem e construção do curso CEM DRAMATURGIAS no C-E-M em 1999. Lecciona regularmente dramaturgia e imagem na Escola Superior de Teatro e Cinema no curso de interpretação e design de cena.É presentemente a directora artística da Rua das Gaivotas 6 em Lisboa.
Ricardo Boléo
Mestre em Teatro – Especialização em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, licenciado em Estudos Artísticos pela Fac. de Letras da Univ. de Coimbra. Publica vários livros de poesia, para teatro e para a infância. É premiado com o conto “Penélopes” no Prémio Literário Leonel Coelho. Funda, com Cátia Terrinca, a estrutura UmColetivo. Atualmente co-coordena a Coleção Ventriloquia, um projeto que dá visibilidade a autoras que escreveram em língua portuguesa no século XX, editado pela Tigre de Papel.